domingo, 15 de novembro de 2009

Esperantistas Franceses visitarão Uniplac

“Passaporte ao mundo inteiro” - vocês devem saber que esse é um dos sinônimos do Esperanto. Certa vez eu disse a uma amiga: “Se você falar esperanto, poderá viajar pelo mundo todo e se hospedar de graça na casa de outros esperantistas. Eles estarão prontos pra te acolher, te mostrar sua cultura e onde vivem”. Minha amiga respondeu sem paciência: “Como você é viajão! Isso não existe! Você acha que isso é possível?! Se fosse assim todo mundo ia falar esperanto! Em vez de perder tempo com essa bobagem, vá estudar… sei lá… italiano!”.

Bem, acho que minha amiga é mais uma daquelas pessoas que sentem enorme prazer em falar mal de algo que simplesmente não conhecem. Infelizmente existem muitas pessoas que fazem isso.

Mas a verdadade é que pessoas do mundo todo viajam por meio do esperanto exatamente dessa forma. É o que está fazendo o jovem casal de franceses Olivier e Magali. Seu objetivo é se aventurar durante onze meses pela América do Sul usando o esperanto como passaporte. Estão agora viajando pelo Brasil, depois partirão para o Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia.

Em breve chegarão a Lages e ficarão hospedados por uma semana em minha casa e de amigos esperantistas. Vamos ver a cidade, falar da nossa cultura e nos divertir. No sábado que vem, eles já disseram que irão visitar nosso curso de Esperanto na Uniplac e falar da sua aventura!

Eis o blog que eles criaram para relatar sua viagem: http://vojaghoensudameriko.en-escale.com/

Será que eles vão mesmo visitar nosso curso? Pra saber, não perca nossa próxima aula! Mesmo se você não faz parte do curso presencial, está convidado a ir.

__________________________________________

Tarefa

Nossa próxima aula provavelmente será um diálogo com Olivier e Magali. Por isso elabore várias perguntas em esperanto para fazer a eles. Envie as perguntas no máximo até sexta-feira, com a respectiva tradução em português, para o meu e-mail para correção.  edvaldo_sachett@yahoo.com.br

Você pode querer consultar o dicionário do lernu:

http://pt.lernu.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Lages, Santa Catarina, Brazil
Licenciado em Letras pela Uniplac.
Ocorreu um erro neste gadget