sexta-feira, 14 de maio de 2010

Leciono 1

_________RAKONTO________________________________________

-Conto-

1 – Assistar e ouvir

Assista ao vídeo e procure compreender o que os personagens dizem sem acompanhar a parte escrita.

 

Download do vídeo

Se você não conseguir visualizar o vídeo, clique aqui para ver no youtube.

 

2 – Ouvir, ler, entender

Volte o vídeo, ouça as falas, leia as transcrições abaixo e observe as traduções.

clip_image002[10]Reĝo: Bonan tagon! Mi estas Reĝo. Mi estas la Reĝo de Gondolando.

Rei: Bom dia! Eu sou o Rei. Eu sou o Rei de Gondolando.


clip_image004[10]Reĝino: Bonan tagon! Mi estas Reĝino.

Rainha: Bom dia! Eu sou a Rainha.clip_image006[10]

Silvja: Saluton! Mi estas princino Silvja.

Silvja: Olá! Eu sou a princesa Silvja.

clip_image008[10]
Karlo: Silvja, Silvja! Saluton! Mi estas Karlo. Mi estas ĝardenisto.

Karlo: Silvja, Silvja! Olá! Eu sou Karlo. Eu sou jardineiro.

clip_image010[10]
Korvaks: Saluton. Mi estas Korvaks.

Korvaks: Olá. Eu sou Korvaks.

Reĝo: Dankon, Korvaks.

Rei: Obrigado, Korvaks.

clip_image012[10]Mazi: Saluton. Mi estas Mazi. Granda Mazi.

Mazi: Olá. Eu sou Mazi. Grande Mazi.

clip_image014[10]
Petro: Bonan matenon.

Petro: Bom dia.

Reĝo: Bonan matenon.

Rei: Bom dia.

Petro: Bonan matenon. Mi estas Petro.

Petro: Bom dia. Eu sou Petro.

Bonan matenon. Bonan tagon. Bonan vesperon. Bonan nokton.

Bom dia. Boa tarde. Boa noite. Boa noite.

- Kiu vi estas?

Quem é você?

clip_image016[10]
- Mi estas Karlo.

Eu sou Karlo.

- Kio vi estas?

O que você é?

- Mi estas ĝardenisto.

Eu sou jardineiro.

_______VORTARO________________________________________

-Vocabulário-

Ouça e repita!

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bonan matenon bom dia, boa manhã
bonan tagon boa tarde, bom dia (o dia inteiro)
bonan vesperon boa noite (no encontro)
bonan nokton boa noite (na despedida)
mi eu
vi você
estas sou
reĝo rei
la o, a, os, as (artigo definido)
Gondolando nome de um lugar fictício
reĝino rainha
saluton olá
princino princesa
ĝardenisto jardineiro
dankon obrigado
granda grande
kiu quem, qual
kio o que

Vocabulário adicional:

ŝi ela
li ele
ou
kaj e (conjunção)
lernanto estudante, aluno
instruisto professor
vi komprenas você entende, você compreende
viro homem
virino mulher
knabo menino
knabino menina
vi deziras você deseja

_______RIPETU________________________________________

-Repita-


Instrução:

Este é um exercício de repetição intensa cujo cuja finalidade é praticar a pronúncia, memorização das palavras e estruturas e fluência. Você pode seguir estes passos:

1 - Você ouvirá uma vez cada frase da história seguida de um breve intervalo. Sua tarefa será repetir cada frase durante os intervalos. Neste passo, acompanhe a parte escrita. Ou seja, você deverá ouvir, ler e repetir.

2 - Em seguida, você ouvirá cada frase novamente repetida três vezes. Sua tarefa agora é repetir as três vezes em cada intervalo. Neste passo, não acompanhe a parte escrita.

3 – Aperte o play novamente e refaça o passo 1 sem ler a transcrição.

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_______GRAMATIKO_______________________________________

-Gramática-

• CUMPRIMENTOS:

  • Saluton! – Oi! Olá!
  • Bonan matenon! – Bom dia! (Usado pela manhã.)
  • Bonan tagon! – Bom dia! Boa tarde! (Usado pela tarde, também no final da manhã.)
  • Bonan vesperon! – Boa noite! (Usado à noite quando se encontra.)
  • Bonan nokton! – Boa noite! (Usado à noite na despedida.)

Formação de palavras

Em Esperanto, uma palavra geralmente consiste em uma parte imutável ou raiz, que expressa a idéia, e uma terminação que indica o uso da palavra, ou seja, a classe gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, etc.). Ao mudar a terminação, muda-se também a classe gramatical. Dessa forma, é bastante simples identificar o uso de uma palavra em Esperanto e transformá-la em outras palavras, basta considerar sua terminação. Ao longo das lições, iremos aprender a identificar e usar as diferentes terminações do Esperanto. Começaremos pelos substantivos.

SUBSTANTIVOS (-O)

Substantivos são palavras que dão nome aos seres e coisas. Todos os substantivos em Esperanto terminam em -o. Exemplos: ro, ĝardenisto, princino.

LA (o, a, os as)

"La" é o artigo definido em Esperanto, significando "o, a, os, as". Ou seja, pode acompanhar palavras masculinas ou femininas, no plural ou singular.

    • Mi estas la Reĝo de Gondolando. – Eu sou o Rei de Gondolando.
    • la knabo – o menino la knabino – a menina

Em Esperanto, não há artigo indefinido. A indeterminação é marcada simplesmente pela ausência do artigo definido.

Mi estas ĝardenisto. – Eu sou um jardineiro. / Eu sou jardineiro.

ESTAS (ser/estar/haver)

“Estas” pode ser traduzido como “ser, estar ou haver” no presente. Em Esperanto, os verbos não são conjugados, ou seja, a forma é a mesma para todas as pessoas.

    • Mi estas la Reĝo de Gondolando. – Eu sou o Rei de Gondolando.
    • Ŝi estas princino. – Ela é uma princesa.
    • Vi estas en Gondolando. – Você está em Gondolando.
    • Estas bela ĝardeno en Gondolando. – um belo jardim em Gondolando.

KIU (quem, qual, que)

Kiu é um correlativo formado pela partícula interrogativa ki- e a terminação –u, que indica indivíduo ou coisa definida. Uma pergunta sobre um indivíduo ou coisa definida traduz-se por “quem” ou “qual”. Kiu também pode ser usado como uma palavra relativa no sentido de “que”.

    • Saluton! Mi estas Karlo. Kiu estas vi? (Olá! Eu sou Karlo. Quem é você?)
    • Kiu estas ŝi? —Ŝi estas Silvja. (Quem é ela? – Ela é Silvja.)
    • Kiu viro estas la ĝardenisto? (Qual homem é o jardineiro?)
    • Ŝi estas la virino, kiu estas reĝino.(Ela é a mulher que é rainha.)

KIO (o que, que)

O correlativo kio é formado por ki- (partícula interrogativa) e a terminação –o (coisa indefinida). Uma pergunta sobre coisa indefinida se traduz por “o quê?”. Uma pergunta com kio espera uma resposta com -o:

    • Kiu estas ŝi? —Ŝi estas Silvja. (Quem é ela? – Ela é Silvja.)
    • Kio estas ŝi? —Ŝi estas princino. (O que é ela? – Ela é uma princesa.)
    • Kiu estas li? —Li estas Karlo. (Quem é ele? – Ele é Karlo.)
    • Kio estas li? —Li estas ĝardenisto. (O que é ele? – Ele é jardineiro.)

ĈU

Ĉu é uma palavra que em geral não se traduz ao Português, embora carregue um sentido aproximado a “por acaso, por ventura, será que...”. É usado para indicar que a frase é uma pergunta cuja resposta é sim/não:

    • Ĉu ŝi estas reĝino? —Jes, ŝi estas reĝino. - [Por acaso/por ventura/será que] Ela é uma rainha? – Sim, ela é uma rainha.
    • Ĉu li estas reĝo —Ne, li ne estas reĝo. Li estas ĝardenisto. - Ele é um rei? – Não, ele não é um rei. Ele é jardineiro.

Perguntas que começam com ĉu não mudam a ordem das palavras:

    • Ĉu Karlo estas ĝardenisto? —Jes, Karlo estas ĝardenisto.

PERGUNTAS

Toda pergunta em Esperanto deve começar por uma palavra interrogativa como kiu, kio.... ou por ĉu. Não se pode dizer: “Vi komprenas?” Mas sim: “Ĉu vi komprenas?”

O mesmo vale para perguntas indiretas. Nesses casos traduzimos “ĉu” por “se”:

    • Mi ne scias, ĉu vi komprenas.(Eu não sei se você compreende.)
    • Li demandis, ĉu mi havas tempon. (Ele perguntou se eu tenho tempo.)

• ĈU... AŬ...

Atente para a estrutura ĉu... aŭ, quando há alternativas:

    • Ĉu vi deziras teon kafon? (Você quer chá ou café?)

-IN- (feminino)

Para formar palavras femininas basta acrescentar o sufixo “in” ao masculino.

    • reĝo (rei) reĝino (rainha)
    • princo (príncipe) princino (princesa)
    • viro (homem) virino (mulher)
    • knabo (menino) knabino (menina)
    • patro (pai) patrino (mãe)
    • lernanto (aluno) lernantino (aluna)

• -IST- (profissão)

O sufixo -ist- indica a profissão, um adepto de uma teoria, escola, doutrina, etc.

    • instrui – instruir instruisto – professor
    • ĝardeno – jardim ĝardenisto – jardineiro
    • servi –servir servisto – criado
    • maro – mar maristo – marinheiro
    • Buda – Buda budaisto – budista

 

__________PRAKTIKADO PER LEGADO________________________________

-Prática pela Leitura-

Sua tarefa será ouvir duas vezes e depois ler em voz alta.

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- Bonan matenon!
- Bonan matenon! Kiu estas vi?
- Mi estas Johano.
- Kio estas vi? Ĉu vi estas lernanto?
- Jes, mi estas lernanto, kaj vi? Kiu vi estas? Kio vi estas?
- Mi estas Georgo. Mi estas instruisto.

***

- Saluton!
- Bonan vesperon! Kiu vi estas?
- Mi estas Karlo, kaj vi?
- Mi estas Reĝino.
- Ĉu vi estas la Reĝino de Gondolando?
- Jes, mi estas. Kaj vi? Kio vi estas? Ĉu vi estas la ĝardenisto?
- Jes, mi estas la ĝardenisto.
- Bonan nokton!
- Bonan nokton!

***

- Bonan tagon!
- Bonan tagon!
- Kiu estas la knabo?
- Li estas Karlo.
- Kio estas li?
- Li estas ĝardenisto.
- Kaj kiu estas la knabino?
- Ŝi estas Silvja.
- Kio estas ŝi?
- Ŝi estas princino.
- Ĉu ŝi estas la princino de Gondolando?
- Jes. La viro estas la Reĝo, kaj la virino estas la Reĝino. Ĉu vi komprenas?
- Ho jes, mi komprenas. La Reĝo estas la patro, kaj la Reĝino estas la patrino de Silvja – la princino.
- Jes, vi bone komprenas.

 

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Lernu.net é um dos maiores sites dedicados ao estudo do Esperanto. Lá você encontrará muitos cursos para aprimorar seus estudos. Ao final de cada lição, iremos ouvir e ler um texto do curso Ana Pana. Dessa forma você poderá enriquecer seu vocabulário e praticar o que já sabe. Se preferir, acesse o site e faça os cursos detalhadamente. Lá você encontrará explicações, exercícios e também poderá ouvir os textos do curso “Ana Pana”.

clip_image002ANA PANA

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1 - Saluton! – Olá!

Saluton! Mia nomo estas Ana Pana.
Olá! Meu nome é Ana Pana.

Mia persona nomo estas Ana. Mia familia nomo estas Pana.
Meu nome pessoal é Ana. Meu nome de família é Pana.

Mi loĝas en Novjorko, Usono. Mia adreso estas: 1234 Long-strato.
Eu moro em Nova Iorque, Estados Unidos. Meu endereço é: 1234 Long-strato.

Mia retpoŝt-adreso estas: ana@lernu.net. Mi estas 18-jara.
Meu e-mail é: ana@lernu.net. Eu tenho 18 anos.

Kio estas via nomo? Kie vi loĝas?
Qual é o seu nome? Onde você mora?

Ĝis!
Até!

Ana

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