domingo, 27 de março de 2011

CURSO DE ESPERANTO 2011 – INSCRIÇÕES ABERTAS!

Já pensou aprender uma língua em tempo recorde, entrar em contato com uma cultura global, conversar com pessoas de diversas partes do mundo e quem sabe até utilizá-la em viagens internacionais? Já pensou aprender uma língua livre que foi feita para todos os povos... uma língua mais fácil e que te possibilitará fazer amigos dispostos a te receber em seus países, te acomodar em seus lares e mostrar seus hábitos, valores e costumes? Se você duvida que isto seja possível, o desafio está lançado: dedique-se ao Curso de Esperanto na Uniplac.

As inscrições poderão ser feitas no setor de protocolo até o dia 16/04, data que marca o início das atividades. As aulas acontecerão aos sábados, das 14h às 15:45. O valor total do curso é de apenas R$30,00, dinheiro que será parcialmente investido na aquisição de livros para a biblioteca da Uniplac. As aulas estarão abertas a todos, jovens e adultos, e devido ao novo método que será utilizado, esta edição adapta-se tanto às necessidades de aprendizagem dos alunos que já cursaram os módulos anteriores, quanto daqueles que não possuem conhecimento algum do idioma.


Entrevista RBS TV: Curso de Esperanto 2011 na Uniplac


___NOSSO MÉTODO _____________________________

Como vamos aprender outra língua? Começaremos decorando o alfabeto, repetindo os sons isoladamente... as sílabas, depois iremos aprender de cor listas de palavras, memorizaremos as regras gramaticais e finalmente formaremos frases, certo? - Errado!

Analise: como nós brasileiros aprendemos a língua portuguesa desde o berço? Desde o início, ouvimos as pessoas ao nosso redor falando coisas que não entendíamos e aos poucos os sons se tornavam cada vez mais familiares. Ouvíamos a língua em diferentes contextos e assim começamos a entender cada vez mais detalhes. Às vezes tentávamos nos comunicar balbuciando o que ouvíamos – aí quando crescemos e nos demos conta, já estávamos falando!

É essa forma natural de aprender uma língua que iremos simular no nosso Curso de Esperanto. Utilizaremos o método de imersão total, que significa que você estará imerso em diálogos autênticos e completos, e manifestações integrais na língua. Imagine que o Esperanto é o mar – você será jogado lá dentro! Mas não se preocupe, você não irá se afogar. Mergulhe sem medo e tente apreciar a paisagem submarina.

Já na nossa primeira lição, iremos assistir a um capítulo de uma telenovela totalmente em Esperanto. Você irá ouvir os atores conversando na língua como se fossem situações reais do cotidiano. Não se preocupe em entender tudo imediatamente. Lembre-se: assim como você aprendeu o português no berço, sua confiança se desenvolverá à medida que for assistindo aos episódios e percebendo que você está entendendo cada vez mais o contexto do que está ouvindo. Você verá os resultados assim que se der a oportunidade de praticar e usar a língua.

O material que utilizaremos chama-se Esperanto, La Pasporto al la Tuta Mondo (Esperanto, O Passaporte ao Mundo Inteiro). Trata-se de um vídeo-curso composto por 15 episódios-lições com cerca de 30 minutos cada. Há ainda o material de apoio: são livros com a transcrição de todos os diálogos, explicações e exercícios. Os vídeos são organizados como um seriado de televisão que mostra as aventuras de uma família esperantista e seus amigos.

A partir desse material, desenvolveremos as atividades subseqüentes em sala de aula, o que lhe permitirá capacitar-se no emprego de itens gramaticais básicos e na comunicação oral e escrita por meio do Esperanto, e introduzirá o conhecimento de elementos culturais vinculados ao idioma. Nossas aulas lhe permitirão dar os primeiros passos para entrar no mundo do Esperanto, e fazer parte de um grupo de milhões de pessoas que fazem dessa língua um veículo vivo e dinâmico para transmitir seus pensamentos e sua cultura.

5 comentários:

  1. Boa tarde,

    É possivel participar deste curso a distância?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Janones!
    Infelizmente o projeto não prevê que se possa participar oficialmente do curso à distância. Mas sem dúvida você poderá acompanhar não-oficialmente do curso pela internet. O propósito do blog é justamente este: possibilitar tanto que os alunos do curso presencial utilizem o blog como um reforço às aulas e também possibilitar que outras pessoas acompanhem as aulas pela internet.
    A maior parte das atividades que desenvolvermos em sala de aula serão colocadas aqui. Basta você aguardar e acompanhar o blog nas próximas semanas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. E se eu mandar a minha inscrição para você, acompanhar via blog e fazer tudo o que mandarem pelo blog? :-)
    Brakumon

    ResponderExcluir
  4. Eu enviei o projeto deste curso de Esperanto em janeiro para a Uniplac e o curso só vai começar agora - ou seja, leva vários meses para eles analisarem e aprovarem uma proposta de qualquer curso - é preciso passar por vários critérios, reuniões, discussões, avaliações, etc. Se eu reeditar o projeto para permitir que alunos se matriculem e cursem à distância, certamente vai levar mais alguns meses para analisarem e provavelmente não será aprovado, já que pelo que eu saiba não existe curso à distância pela Uniplac.

    Mas você pode estudar sem se matricular - só não vai receber certificado. Mas se você quer realmente aprender esperanto, além de poder utilizar este blog, há vários outros recursos na internet, como o LERNU.NET, que pode ser muito útil.
    http://pt.lernu.net/

    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, Edvaldo

    Estou acompanhando o curso, mas so o pude faze-lo ate a lição 4, "Mazi em Gondolando", e agora, procuro no you tube? Prefiro aqui no blog. E este novo que esta começando, qual devo seguir?
    Agradeço as orientações.
    Rosana

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Lages, Santa Catarina, Brazil
Licenciado em Letras pela Uniplac.
Ocorreu um erro neste gadget