As inscrições poderão ser feitas no setor de protocolo até o dia 16/04, data que marca o início das atividades. As aulas acontecerão aos sábados, das 14h às 15:45. O valor total do curso é de apenas R$30,00, dinheiro que será parcialmente investido na aquisição de livros para a biblioteca da Uniplac. As aulas estarão abertas a todos, jovens e adultos, e devido ao novo método que será utilizado, esta edição adapta-se tanto às necessidades de aprendizagem dos alunos que já cursaram os módulos anteriores, quanto daqueles que não possuem conhecimento algum do idioma.

___NOSSO MÉTODO _____________________________
Como vamos aprender outra língua? Começaremos decorando o alfabeto, repetindo os sons isoladamente... as sílabas, depois iremos aprender de cor listas de palavras, memorizaremos as regras gramaticais e finalmente formaremos frases, certo? - Errado!
Analise: como nós brasileiros aprendemos a língua portuguesa desde o berço? Desde o início, ouvimos as pessoas ao nosso redor falando coisas que não entendíamos e aos poucos os sons se tornavam cada vez mais familiares. Ouvíamos a língua em diferentes contextos e assim começamos a entender cada vez mais detalhes. Às vezes tentávamos nos comunicar balbuciando o que ouvíamos – aí quando crescemos e nos demos conta, já estávamos falando!
É essa forma natural de aprender uma língua que iremos simular no nosso Curso de Esperanto. Utilizaremos o método de imersão total, que significa que você estará imerso em diálogos autênticos e completos, e manifestações integrais na língua. Imagine que o Esperanto é o mar – você será jogado lá dentro! Mas não se preocupe, você não irá se afogar. Mergulhe sem medo e tente apreciar a paisagem submarina.
Já na nossa primeira lição, iremos assistir a um capítulo de uma telenovela totalmente em Esperanto. Você irá ouvir os atores conversando na língua como se fossem situações reais do cotidiano. Não se preocupe em entender tudo imediatamente. Lembre-se: assim como você aprendeu o português no berço, sua confiança se desenvolverá à medida que for assistindo aos episódios e percebendo que você está entendendo cada vez mais o contexto do que está ouvindo. Você verá os resultados assim que se der a oportunidade de praticar e usar a língua.
O material que utilizaremos chama-se Esperanto, La Pasporto al la Tuta Mondo (Esperanto, O Passaporte ao Mundo Inteiro). Trata-se de um vídeo-curso composto por 15 episódios-lições com cerca de 30 minutos cada. Há ainda o material de apoio: são livros com a transcrição de todos os diálogos, explicações e exercícios. Os vídeos são organizados como um seriado de televisão que mostra as aventuras de uma família esperantista e seus amigos.
A partir desse material, desenvolveremos as atividades subseqüentes em sala de aula, o que lhe permitirá capacitar-se no emprego de itens gramaticais básicos e na comunicação oral e escrita por meio do Esperanto, e introduzirá o conhecimento de elementos culturais vinculados ao idioma. Nossas aulas lhe permitirão dar os primeiros passos para entrar no mundo do Esperanto, e fazer parte de um grupo de milhões de pessoas que fazem dessa língua um veículo vivo e dinâmico para transmitir seus pensamentos e sua cultura.


Boa tarde,
ResponderExcluirÉ possivel participar deste curso a distância?
Olá, Janones!
ResponderExcluirInfelizmente o projeto não prevê que se possa participar oficialmente do curso à distância. Mas sem dúvida você poderá acompanhar não-oficialmente do curso pela internet. O propósito do blog é justamente este: possibilitar tanto que os alunos do curso presencial utilizem o blog como um reforço às aulas e também possibilitar que outras pessoas acompanhem as aulas pela internet.
A maior parte das atividades que desenvolvermos em sala de aula serão colocadas aqui. Basta você aguardar e acompanhar o blog nas próximas semanas.
Abraço!
E se eu mandar a minha inscrição para você, acompanhar via blog e fazer tudo o que mandarem pelo blog? :-)
ResponderExcluirBrakumon
Eu enviei o projeto deste curso de Esperanto em janeiro para a Uniplac e o curso só vai começar agora - ou seja, leva vários meses para eles analisarem e aprovarem uma proposta de qualquer curso - é preciso passar por vários critérios, reuniões, discussões, avaliações, etc. Se eu reeditar o projeto para permitir que alunos se matriculem e cursem à distância, certamente vai levar mais alguns meses para analisarem e provavelmente não será aprovado, já que pelo que eu saiba não existe curso à distância pela Uniplac.
ResponderExcluirMas você pode estudar sem se matricular - só não vai receber certificado. Mas se você quer realmente aprender esperanto, além de poder utilizar este blog, há vários outros recursos na internet, como o LERNU.NET, que pode ser muito útil.
http://pt.lernu.net/
Bons estudos!
Boa Noite, Edvaldo
ResponderExcluirEstou acompanhando o curso, mas so o pude faze-lo ate a lição 4, "Mazi em Gondolando", e agora, procuro no you tube? Prefiro aqui no blog. E este novo que esta começando, qual devo seguir?
Agradeço as orientações.
Rosana